11 agosto 2011

The World Ends With You


Seu nome é Neku Sakuraba.

Você acorda no meio de uma rua movimentada no bairro japonês de Shibuya, Tóquio. Você não se lembra de como veio parar ali. Aliás, você não se lembra de quase nada.

Você repara que enquanto estava desacordado, segurava em sua mão um "pin", um objeto parecido com um bóton. As pessoas também te ignoram, como se não conseguissem te ver.

É nesse momento que você percebe que o bóton, de alguma forma, te dá o poder de ler a mente das pessoas.

Obviamente.

Seu telefone toca. É uma mensagem. "Vá para a rua 104. Você tem 60 minutos. Falhe e seja apagado". Você tenta deletar a mensagem, mas não consegue. Você sente um ardor na palma da mão direita e vê que subitamente apareceu uma contagem regressiva. Você agora tem 59 minutos e 59 segundos.

E aí você é atacado por sapos gigantes, e sua única opção é sair correndo.

É assim que começa The World Ends With You (It's a Wonderful World, no original em japonês), chamado carinhosamente pelos fãs de "TWEWY".

TWEWY é na minha opinião, um dos (senão o melhor) jogo do repertório do Nintendo DS. É facilmente reconhecível como um RPG japonês (Como Final Fantasy e Kingdom Hearts, ambos também feitos pela mesma companhia, a  Square Enix). Porém, TWEWY tem algumas diferenças vitais que o fazem se destacar do resto dos JRPGs de protagonistas emos com espadas de dois metros e meio.
Primeiro de tudo, é a história. Como já devem ter notado pelo exemplo que eu coloquei acima, a história é meio confusa no início, mas com o tempo, tudo faz sentido.

Como já foi dito, você é Neku Sakuraba, um garoto que não consegue se lembrar do seu passado. Você se vê preso no Underground (abreviado como UG), que é como um universo paralelo para onde são mandadas as almas de alguns mortos escolhidos, onde você pode ver e até interagir com as pessoas do mundo real (ou Realground), porém você é invisível para essas.

O propósito do UG é ser o palco para o Jogo dos Reapers. A única regra do jogo é sobreviver por 7 dias. Chegue inteiro até o final, e volte para o Realground, vivo de novo. Perca, e seja apagado.


Os Reapers são entidades quase-que-totalmente-humanas cuja única missão é tornar o jogo mais difícil. Porém esses não são os únicos inimigos no jogo. Durante o curso do Jogo dos Reapers, você deverá enfrentar monstros chamados de "Noise". Essas criaturas se alimentam de sentimentos negativos dos humanos do RG, e também caçam os jogadores no UG. Entretanto, um único Noise existe em dois lugares ao mesmo tempo e só pode ser morto se ele for atacado nesses dois locais simultaneamente. Por causa disso, dois jogadores são forçados a formar um Pacto (e rápido) se quiserem sobreviver ao jogo.

Fugindo dos sapos gigantes, que como Noises, Neku não pode matar sozinho, ele acaba se encontrando com Shiki, outra jogadora, e eles apressadamente formam um Pacto. Agora eles estão juntos até o fim do jogo, tendo que cumprir um dos desafios dos Reapers todos os dias.


E a história é, basicamente, isso aí. Tudo mais que eu falasse seria spoiler, então se quiser saber, vá jogar.

Como já foi dito, esse jogo não é bom exclusivamente por causa da história: O Gameplay, em especial as batalhas, também é bastante inovador.

Cada uma das zonas em que os Noises aparecem é representada por uma tela: Neku fica com a tela de baixo, e é controlado pela Stylus. Enquanto isso, Shiki fica com a tela de cima e é controlada pelos botões. Você pode escolher entre controlar os dois personagens ou apenas o Neku, enquanto permite que a inteligência artificial controle o seu parceiro.


Esse método de combate, além de ser inovador, traz ainda muitas possibilidades novas. Por exemplo, os dois personagens dividem a mesma barra de HP, e se a sincronia entre eles for boa o suficiente, você pode desferir um ataque especial que causa grandes danos a todos os inimigos, tanto na tela de cima quanto na tela de baixo.

No geral, o clima do jogo é muito bom, a trilha sonora é simplesmente magnífica, a história é fascinante, o gameplay é inovador e os gráficos são lindos. TWEWY é o jogo que prova que o Nintendo DS pode sim ter jogos bonitos e criativos, basta um pouco de vontade por parte dos desenvolvedores.

Eu já disse que a trilha sonora é magnífica?

E é isso aí, já disse tudo que tinha a dizer. Se você se interessou, acho que tudo que pode fazer agora é jogar. Eu garanto que não vai se arrepender.

Resumindo: Se você tem um DS e, assim como eu, é um fã de RPGs, você realmente deveria dar uma chance a The World Ends With You. Quem sabe esse se torne um de seus jogos favoritos, assim como se tornou para mim?

Save and quit.
-Ele

Seja o primeiro a comentar!