09 julho 2011

Yume Nikki

Não vá dormir.

E agora, algo completamente diferente.

Lembram da época que eu fazia reviews?

Poisé, dessa vez eu vou falar de um jogo pra computador, que vocês podem inclusive baixar de graça nesse link. Eu recomendo vocês lerem a review e depois irem baixar.

Ou sei lá, comecem a baixar e leiam a review.

Ou não baixem. Tanto faz.

Mas é. Yume Nikki é um jogo indie japonês para computador. Combinação ideal. O curioso é que o jogo foi completamente feito por uma pessoa só, conhecida apenas pelo pseudônimo "Kikiyama", usando o RPG Maker 2003. E ele fez tudo: Sprites, mapas, texturas, música. Tudo.


Mesmo sendo feito no RPG Maker, esse jogo está longe de ser um RPG. Eu me arriscaria a dizer que esse jogo não se encaixa em nenhum gênero, embora certamente flerte com vários: Open world, com certeza; Terror? Sim, um pouco; Survival Horror? Mais ou menos.

Eu prefiro dizer que esse jogo fundou um gênero completamente novo, que eu vou chamar de "Mindfuck".

Na imagem acima: Mindfuck.

O jogo está atualmente em sua versão 0.1. Desde Outubro de 2007. É, eu sinceramente não esperaria uma nova versão, mas tudo bem porque na versão 0.1 já dá pra se ter uma experiência completa, jogando do começo até o final.

Yume Nikki literalmente significa "Diário de sonhos" em japonês, que é um item presente no jogo que você usa para salvar. Você joga como Madotsuki, que em japonês é "Janela". Claro, esse provavelmente não é o nome real dela, mas considere-a como se fosse a janela que liga o jogador (isto é, você) ao mundo do jogo. Madotsuki é uma jovem Hikikomori, uma doença social muito comum no Japão, que é quando uma pessoa recusa-se a sair de casa, tornando-se um eremita sem vida social, estudo ou trabalho.

É tipo ser um blogueiro profissional.

Nossa, esse último paragráfo foi só pra explicar a terminologia -_-

Caham: Madotsuki, como boa Hikikomori que é, recusa-se terminantemente a sair de sua casa, que se parece com isso:


E aí você me pergunta: "Porra, tio Ele, quê que eu vou fazer nesse jogo? Jogar videogame e dormir? Isso já é tudo o que eu faço na vida real!" E eu respondo: "Sim gafanhoto, as duas únicas coisas que você pode fazer nesse jogo são jogar videogame e dormir. Mas tem duas diferenças entre esse jogo e sua vidazinha patética e feliz:"

Número 1: NASU é provavelmente o jogo mais filho da puta que você já jogou.

Número 2: Seus sonhos não se parecem com isso (eu espero).

O verdadeiro jogo só começa quando Madotsuki dorme. O que acontece é que a jovem Hikikomori tem sonhos completamente psicóticos, horríveis, as vezes nojentos, homicidas, coloridos, assustadores e, acima de tudo, estranhos.

Durma, acorde, durma de novo. Repita.

O objetivo do jogo é mais ou menos explorar todos os mundos contidos nos sonhos de Madotsuki, que ela pode acessar através da área que aparece além da porta do quarto em seus sonhos, popularmente conhecida como "O Nexus". O Nexus contem 12 portas para 12 mundos diferentes, dos quais todos os outros mundos podem ser acessados.


O Nexus.

É claro que não é só isso: O jogo acaba quando você coleta os 24 efeitos que estão espalhados pelo jogo e os coloca no Nexus na forma de um ovo. Cada efeito muda a forma da Madotsuki de um jeito diferente e (quase todos) tem algum tipo de habilidade especial, sendo que menos da metade serve pra alguma coisa.

Contemplem o efeito "Fat", com a incrível habilidade de te deixar gorda!

O jogo é cheio de lugares bizarros, personagens estranhos e eventos aleatórios e é praticamente impossível ver tudo que há para ver sem recorrer a um guia. Cada um desses eventos vai te impressionar, muitas vezes te surpreender completamente e fazer pensar como tudo se encaixa na mente perturbada de Madotsuki.

Yep, essa é a graça do jogo. É o melhor que eu posso explicar: O jogo é simplesmente muito... Incomum para ser explicado direito assim, de cara. Você só pode entender completamente o impacto que esse jogo tem se você jogar.

E eu recomendo para todos que tem um computador. Isso mesmo. Você aí que está lendo isso. Vá baixar esse jogo.

Isto é, contanto que você não seja uma pessoa facilmente perturbada.

Save and quit.
-Ele

Seja o primeiro a comentar!